Santa Catarina voltou a conquistar o paladar do mundo. O queijo Morro Azul, da empresa Pomerode Alimentos, foi eleito o melhor do mundo no 3º Mundial do Queijo, realizado entre os dias 11 e 14 de abril, em São Paulo. O produto, criado pelos irmãos Bruno e Juliano Mendes, foi o grande destaque entre mais de 1,9 mil produtos de 14 países diferentes, encantando jurados internacionais com sua cremosidade única, sabor amanteigado e aroma que lembra cogumelo.
O queijo é envolto em cinta de carvalho, o que garante a estrutura do produto, mesmo sendo extremamente cremoso. Produzido com leite de vaca, tem casca branca mofada e massa mole por dentro — uma combinação que lembra os melhores queijos europeus, mas com identidade brasileira. “É parecido com o queijo suíço, mas não igual. Colocamos nossos gostos pessoais para criá-lo”, contou Juliano Mendes em entrevista à Globo Rural.
Esse título foi concedido após um rigoroso processo de avaliação, onde 300 jurados atribuíram medalhas e, em uma segunda fase, os 15 mais experientes defenderam, com argumentos técnicos e sensoriais, os queijos da categoria “super ouro” que mereciam ser considerados os melhores do mundo. O Morro Azul levou o título principal.
Brasil no topo do mundo
Além do queijo catarinense, o Brasil foi o país com mais destaques entre os quinze melhores do mundo — onze eram brasileiros. Um exemplo é o Gigante do Bosque Florido, de Joanópolis (SP), feito com leite de cabra, que ficou em sexto lugar no ranking geral.
Outro fato marcante foi a entrada de um doce de leite entre os melhores produtos do concurso: o Doce de Leite DuVale, de Valença (RJ), feito a partir da receita da avó Lídia do Vale Pereira, encantou os jurados e reforçou o sabor da tradição familiar.
Queijos regionais com sotaque catarinense
E por falar em tradição, o estado de Santa Catarina também brilhou com o Queijo Terra Coragem, produzido no município de Paulo Lopes. O produto foi destaque em premiações nacionais e internacionais, mostrando que o litoral catarinense também tem potencial quando o assunto é queijo de qualidade. O queijo é feito com técnicas artesanais e com um toque de personalidade que expressa a cultura e os sabores da região.
O projeto “Queijo com Sotaque”, que divulgou o reconhecimento ao Terra Coragem, vem valorizando os queijos artesanais de diversas regiões do Brasil, ajudando a conectar produtores locais com o público apaixonado por bons queijos.

