O calor será intenso em boa parte do Brasil, inclusive na Região Sul. No entanto, uma frente fria muda o tempo em parte do centro-sul do país e traz risco de tempestades, além de vir acompanhada de uma massa de ar frio.
A frequência de frente fria tem aumentado nesta segunda quinzena de setembro, o que vem proporcionando aumento dos eventos de chuva no centro-sul e o alívio temporário do calor intenso. Esse padrão contribuiu, ainda de forma tímida, para pancadas isoladas na porção Central do Brasil e para chuvas mais abrangentes e volumosas no oeste da Região Norte.
No início da semana, uma nova frente fria começa a avançar pela Região Sul a partir da terça-feira (01). O sistema traz potencial de chuvas intensas e de tempestades e alívio ao calor intenso no centro-sul do Brasil devido à condição pré-frontal.
A seguir, confira os detalhes da previsão do tempo.
Onde vai chover e os alertas de tempestades
Na segunda-feira (30), o tempo firme vai predominar em praticamente toda a Região Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste.
Devido à circulação dos ventos o tempo fica nublado no leste e nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo, sendo neste último com previsão de chuva fraca ao longo do dia. No Centro-Oeste, há previsão de chuva somente no centro-norte do Mato Grosso, que acontecem de forma isolada, mas que podem vir como pancadas de forte intensidade e tempestades.
Na Região Sul, a frente fria que se forma entre a Argentina e o Uruguai, passa a influenciar o estado do Rio Grande do Sul a partir do fim da tarde, contribuindo para a formação de pancadas isoladas de até forte intensidade no sul do estado. No período da noite, o sistema frontal atua entre o Uruguai e o território gaúcho deixando alertas de chuvas intensas e de tempestades em toda a região de fronteira e sul do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Pelotas.
Na madrugada da terça-feira (01), as instabilidades ganham intensidade e aumentam o potencial de chuvas intensas e de tempestades no Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul. Essa condição se mantém até o período da manhã, com alertas se estendendo para a região Central, sul das Missões e região metropolitana de Porto Alegre.
No período da tarde, as chuvas já diminuem na Campanha e Sul do Rio Grande do Sul, mas as chuvas continuam com forte intensidade no Oeste e região Central. Na região de Porto Alegre, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade. Já nas Missões e porção sul do Norte do estado, há alerta de tempestade e de pancadas de até forte intensidade. As chuvas se tornam mais esparsas e ocorrem com menor intensidade entre o fim do dia e o início da noite.
No fim da noite, o potencial de tempestade chuvas intensas retorna ao Rio Grande do Sul, mas ficam restritos ao noroeste e norte do estado. No Sul e Campanha, a previsão é de chuva de fraca intensidade.
No restante da Região Sul, o tempo firme predomina, com o sol atuando entre poucas nuvens, bem como na Região Sudeste, onde o sol volta a aparecer no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. No Centro-Oeste, o potencial de chuvas diminui muito no Mato Grosso, com previsão de chuva muito pontual no norte e noroeste do estado.
Na quarta-feira (02), a frente fria já começa a avançar pela Região Sul e já na madrugada deixa alertas de tempestades e de chuvas intensas no oeste e sul de Santa Catarina, com potencial ainda previsto para todo o norte do Rio Grande do Sul.
No período da manhã as chuvas reduzem de intensidade e se espalham por todo o estado de Santa Catarina, sul e oeste do Paraná, e regiões do norte do rio Grande do Sul, mais próximas do território catarinense. No entanto, há alerta de tempestades para áreas próximas às fronteiras com a Argentina e o Paraguai. Na região Central e de Porto Alegre, há previsão de chuva fraca ou chuvisco.
No período da tarde, as chuvas ocorrem de forma mais mais pontual, com fraca a moderada intensidade, no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no sul, oeste e centro-norte do Paraná, e no sul do Mato Grosso do Sul.
No período da noite, as chuvas ficam restritas ao território catarinense e ao leste do Paraná, ocorrendo com fraca intensidade ou na forma de chuvisco.
No Sudeste e Centro-Oeste, o tempo firme predomina e com poucas nuvens no céu. Não há previsão de potencial de chuva.
Na quinta-feira (03), a frente fria chega ao Sudeste, passando a atuar de forma costeira já na madrugada no estado de São Paulo e provocando chuva fraca na porção sul e leste. Ao mesmo tempo, o sistema contribui para chuvas de fraca a moderada intensidade no norte de Santa Catarina, no sudoeste, sul e leste do Paraná.
No período da manhã, as chuvas aumentam no norte catarinense e se espalham pelo Paraná, com alerta para o risco de tempestades entre o oeste, o noroeste e norte do estado. No leste de São Paulo, o tempo continua nublado e com chuva fraca, e no Rio de Janeiro, o tempo já muda e há ocorrência de chuva fraca ou chuvisco.
Durante o período da tarde, não há grandes mudanças do tempo na Região Sul e no Sudeste. O tempo nublado continua, mas com chuva mais fraca e pontual em Santa Catarina e no Paraná. A mudança mais significativa acontece no Centro-Oeste, com a formação de instabilidades e a ocorrência de pancadas no Mato Grosso do Sul e no sul, centro e noroeste do Mato Grosso.
No período da noite, previsão de chuva fraca ou chuvisco desde o norte catarinense até o Rio de Janeiro. Nas demais regiões do Sul, do Sudeste e no Centro-Oeste, não há ocorrência de precipitação.
A semana termina, sem mudanças significativas. O tempo fica nublado e com chuva fraca ao longo do dia no leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e no Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, as chuvas ocorrem a partir da tarde, na forma de pancadas isoladas de até forte intensidade ou como tempestades, no extremo norte, centro-sul e oeste do Mato Grosso.
Calor intenso e sensação de frio marcam o padrão térmico da semana
Com a formação da frente fria, os ventos de norte passam a atuar de forma mais efetiva, transportando o ar quente do centro-norte do Brasil para o centro-sul do país. Assim, na segunda-feira (30), as temperaturas ficam elevadas em praticamente todo centro-sul do Brasil, com sensação mais apenas somente no leste de Santa Catarina e no litoral do Paraná. As temperaturas máximas variam de 28 a 35°C nas demais áreas do Sul do Brasil, com previsão de 30°C em Porto Alegre e de 28°C em Curitiba. Em Florianópolis, as máximas ficam em torno dos 24°C.
No Centro-Oeste e no Sudeste, o calor é mais intenso, com exceção da faixa leste, com temperaturas máximas em torno dos 40°C em várias localidades. Em Campo Grande, previsão de 38°C, em Cuiabá, de 41°C, em Goiânia de 35°C, em Brasília de 32°C. Nas capitais do Sudeste, máxima de 31°C em São Paulo, de 27 a 31°C no Rio de Janeiro, de 29°C em Belo Horizonte e de 27°C no Vitória.
Com o avanço da frente fria ao longo da semana, o ar quente vai empoçando cada vez mais na região Central e, principalmente, entre as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Por outro lado, uma massa de ar frio derruba as temperaturas em boa parte da Região Sul a partir da tarde da terça-feira (01) e, a partir da quinta-feira (03), no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Fonte: Tempo.com