Mesclando documentário e ficção, ‘A Versão de Anita’ conta com sessões de estreia marcadas em Porto Alegre, Caxias do Sul, São Paulo e Laguna
A trajetória de Anita Garibaldi chega aos cinemas brasileiros sob um novo olhar com ‘A Versão de Anita’. O filme, dirigido pelo italiano Luca Criscenti, mistura documentário e ficção para apresentar a ‘Heroína dos Dois Mundos’ narrando sua própria história. A estreia ocorre em Porto Alegre amanhã, 13, com sessão comentada na Cinemateca Paulo Amorim, localizada na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ).
Após a exibição na capital gaúcha, o longa segue para Caxias do Sul, 26, São Paulo, 27 de março, e Laguna, cidade natal de Anita Garibaldi. “Este é o primeiro filme que aborda a história de Anita Garibaldi desde sua própria voz e perspectiva”, destaca o produtor Juan Zapata.
A produção é uma parceria entre a italiana Land Comunicazione e a brasileira Zapata Filmes. A atriz Flaminia Cuzzoli interpreta Anita em diferentes momentos da história, trazendo um olhar contemporâneo para sua trajetória. O longa conta com colaboração da escritora Letícia Wierzchowski e da bisneta da heroína, Annita Garibaldi Jallet.
Com exibições em festivais como Punta del Este e Trieste, o filme também teve uma versão transmitida pela RAI TV na Itália, alcançando mais de um milhão e meio de espectadores. Além disso, já foi premiado no ‘Festival de Punta del Este’ em 2023 e participou da seleção do ‘Festival de Trieste’, na Itália. Agora, a versão cinematográfica inédita chega ao Brasil com apoio de instituições culturais e do governo italiano.
Fonte: Compartilhada.