Cada cidade ficaria responsável por plantar as mudas em área pública, proporcionalmente à quantidade de residências
O deputado estadual padre Pedro Baldissera (PT) propôs projeto de lei que prevê o plantio de uma árvore em área pública para cada casa de Santa Catarina. A iniciativa visa combater a crise climática e minimizar seus impactos ambientais no estado.
“Nosso objetivo é simples, mas significativo: para cada residência em Santa Catarina, plantaremos uma árvore em área pública. Assim, pretendemos cultivar 3,5 milhões de árvores, que corresponde ao número de casas no estado, conforme o IBGE de 2022”, explicou Padre Pedro. “A proposta é clara: promover o reflorestamento com espécies nativas.”
Segundo o deputado, o estado de Santa Catarina enfrenta sérios problemas ambientais, como o desmatamento e as mudanças climáticas. “O reflorestamento é uma das ações mais eficazes para combater o aquecimento global, proteger a biodiversidade e garantir a qualidade da água para as próximas gerações”, afirmou.
Para Padre Pedro, o impacto do plantio de árvores nativas seria imenso: “Mais ar puro, menos erosão, mais sombra, mais vida! Plantar uma árvore é semear esperança. E cuidar do meio ambiente é cuidar da nossa própria casa.”
O projeto de lei, ainda precisa passar pelas comissões da Alesc antes de ser votado no plenário, determina que os municípios serão responsáveis pela execução do reflorestamento, com o apoio do governo estadual. As mudas serão produzidas, principalmente, pelas escolas agrícolas estaduais, que serão como centros de apoio, com assistência técnica do governo.
Fonte: Divulgação compartilhada.