Autor do projeto, Ivan Naatz diz que catarinense não se sente representado
A proposta do deputado estadual Ivan Naatz (PL) para mudar o Hino de Santa Catarina está avançando na Assembleia Legislativa (Alesc). A mesa diretora emitiu parecer favorável para iniciar o processo de escolha de um novo hino através de concurso público.
De acordo com Naatz, a Procuradoria da Casa também deu parecer confirmando que o hino pode ser substituído por meio de emenda constitucional, e há consenso para sua aprovação. O projeto, protocolado em março, retoma um debate anterior da década passada na Alesc e em meios culturais e históricos do estado.
O projeto propõe que o novo hino aborde temas como o potencial histórico, econômico, cultural, geográfico e as belezas naturais de Santa Catarina. Naatz argumenta que o hino atual, criado no século 19, não reflete os valores e o potencial catarinense, além de não ter se estabelecido na memória popular.
O Hino de Santa Catarina foi introduzido em 1892 e sancionado por lei estadual em 6 de setembro de 1895, durante o governo de Hercílio Luz. Escrito por Horácio Nunes Pires e com música de José Brazilício de Souza, a letra possui um contexto abolicionista.
Entre 2010 e 2011, um projeto semelhante do então deputado Gilmar Knaesel (PSDB) não progrediu, apesar de incluir a formação de uma comissão para debates.
Por Rodrigo. (foto: Rodolfo Espíndola, Agência Alesc)