Semana Farroupilha inicia com cavalgada, cantoria e acendimento da Chama Crioula em Laguna
O 4º Acampamento Farroupilha começou neste fim de semana com muita tradição, emoção e cultura gaúcha em Laguna.
No sábado pela manhã, dezenas de cavaleiros se reuniram na Praia da Tereza em uma cavalgada marcante. Montados e trajados com orgulho, os tradicionalistas seguiram juntos, carregando as bandeiras de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Anita Garibaldi e Rotary, em um cortejo que emocionou quem acompanhava o percurso.
À tarde, a cavalgada seguiu até a Ponta da Barra, onde aconteceu o aguardado acendimento da Chama Crioula, símbolo máximo da Semana Farroupilha. O momento foi carregado de simbolismo e reverência à história do povo gaúcho, celebrando valores como coragem, união e tradição.
E a festa não parou por aí: a noite foi embalada por cantorias ao som da viola, reunindo amigos, famílias e visitantes estiveram presentes a Associação Ashag Anita Garibaldi , a cavalgada das dunas, amigos da Jaguaruna em um clima de confraternização, como manda a tradição.
O Portal Farol acompanhou tudo de perto, registrando em fotos e vídeos a beleza da cavalgada e o brilho dos cavaleiros e cavaleiras que mantêm viva essa herança cultural.
Já neste domingo, o público pôde prestigiar no Galpão do Bagé, na Passagem da Barra, um almoço típico preparado com todo carinho e sabor. A cozinheira do galpão foi quem comandou os fogões, servindo a comunidade e visitantes em meio à boa prosa e música campeira.
A programação segue durante a semana com jantares típicos, churrasco no fogo de chão, apresentações culturais, visitação de escolas e, no dia 20 de setembro, o encerramento com a extinção da Chama Crioula e diversas atrações no galpão.
Fonte: Portal Farol. Imagens Dany Lopes


















