Estimativa é de 500 mil toneladas, com frutos maiores e mais coloridos
A colheita da maçã iniciou na Serra Catarinense com projeções otimistas para a safra 2024/25. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), a produção nacional deve alcançar 915 mil toneladas, um crescimento de 10% em relação ao ciclo anterior.
Em Santa Catarina, estado líder no cultivo da fruta, a estimativa é de 500 mil toneladas, impulsionada pela alta qualidade dos frutos, com calibres maiores e coloração mais intensa.
Apesar das boas perspectivas, o clima tem gerado preocupação entre os produtores. No último dia 4 de fevereiro, uma chuva de granizo atingiu localidades do interior de São Joaquim, como Morro Grande e Criúvas, causando danos pontuais em alguns pomares.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) está oferecendo suporte aos fruticultores afetados em São Joaquim, com orientações sobre proteção dos pomares e acesso a programas de financiamento para sistemas antigranizo.
Chuva de granizo atinge pomares na Serra
Já na tarde desta quarta-feira (12), uma nova tempestade de granizo atingiu Bom Jardim da Serra, na localidade de Rio Capivara, a cerca de 16 km do centro da cidade. O fenômeno, que durou cerca de 20 minutos e veio acompanhado de ventos fortes, causou prejuízos em alguns pomares.
Produção de maçã em SC