InícioNotíciasCircuito Mundial de Surf “Gigantes de Nazaré”

Circuito Mundial de Surf “Gigantes de Nazaré”

Publicado em:


A partir de Abril, Jaguaruna será o destino do Circuito Mundial de Surf “Gigantes de Nazaré”. Visando construir uma proposta de turismo atrativa e contribuir para o crescimento local sustentável, o Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Jaguaruna, juntamente com a Prefeitura Municipal da cidade, por meio da Secretaria de Turismo, e apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Associação Empresarial de Jaguaruna (ACIRJ), abriu um pré-cadastro para empreendedores que desejam oferecer serviços de hotelaria, gastronomia ou transporte.  
Para o pré-cadastro, os interessados deverão preencher o formulário clicando neste link: bit.ly/servicocampeonatosurf. As respostas serão coletadas até o dia 28 de fevereiro de 2024.
“Estamos lançando este pré-cadastro com o intuito de dar espaço aos empreendedores de Jaguaruna e fomentar o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Queremos apresentar os aspectos que enriquecem ainda mais nosso município e que os visitantes possam perceber a identidade cultural e o potencial turístico não só de Jaguaruna, mas da região. Por isso, elaboramos um breve questionário que integra a etapa de diagnóstico do turismo local. Queremos contar com o apoio de cada empreendedor, para que juntos, possamos entender nossas potencialidades e construir produtos turísticos integrados em nosso território”, disse o presidente do COMTUR, Rubens Lavian.

Dias do evento

A data específica para o evento depende do monitoramento que vai iniciar em abril. O trabalho vai avaliar o melhor dia de formação de ondas no mar de Jaguaruna. Com a data identificada, os surfistas são chamados para a competição.

 

Thiago Jacaré, surfista profissional e ligado ao BWB, e também, presidente da Associação de Tow In da cidade (ATOWINJ), conta que Jaguaruna recebeu em 2006 e em 2011 eventos de grandes proporções relacionados ao Big Surf, porém, a crença é de que agora a competição de 2024 significará um marco para o município.

 

“Foram dois anos de negociações com o Gigantes de Nazaré e outros 20 anos de trabalho para que a cidade fosse reconhecida pelas grandes ondas. Para nossa alegria e para coroar este circuito, no ano passado, Jaguaruna recebeu o título como Capital Nacional da Maior Onda do Brasil. Importante ressaltar que, os recursos para a realização da competição neste ano serão custeados com emendas parlamentares, recursos do Governo do Estado e Prefeitura de Jaguaruna. A perspectiva é de que o evento se torne anual e simultâneo. O que trará um fomento e o desenvolvimento para o setor turístico da nossa cidade, que receberá surfistas da Califórnia, do Havaí, de Portugal e da Austrália”, explica Jacaré, que também vai competir.

 

Laje de Jaguaruna

A ‘Laje da Jagua’, assim como carinhosamente é conhecida, fica localizada a cerca de 5 km da costa da Praia da Jaguaruna, e é o local onde acontecerá o Circuito Mundial de Surf, que está sendo organizado pela Associação de Tow In da cidade (ATOWINJ), Big Waves Brasil (BWB) e Jagua Boys.

 

Esta bancada de pedras é conhecida por criar condições ideais para a formação de ondas gigantes que já chegaram até 15 metros de altura. Um desafio para os melhores surfistas do mundo, tornando Jaguaruna a ‘Nazaré de Santa Catarina’. E não é à toa que recebeu o título oficial de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil.

 

Gigantes de Nazaré

A competição Mundial de Gigantes de Nazaré reúne surfistas destemidos de todo o mundo que desejam desafiar as ondas enormes. Os vencedores serão premiados em dinheiro e reconhecimento por suas conquistas incríveis no mundo do surf de ondas gigantes.

 

Este evento atrai não apenas surfistas, mas também uma grande audiência global de entusiastas do surf e amantes de esportes radicais. É uma oportunidade para os atletas mostrarem sua coragem e habilidade diante das ondas mais imponentes do planeta.

 

Em Jaguaruna, a competição oferecerá uma das maiores premiações já vistas no mundo do surf de ondas grandes, cerca de R$ 500 mil.

Últimos artigos

3ª Festa da Melancia de Jaguaruna é sucesso de público e movimenta economia local

A 3ª Festa da Melancia de Jaguaruna reuniu mais de 30 mil pessoas ao...

Domingo na Pizzaria Massa Madre

  Foi um domingo diferente na Pizzaria Massa Madre, na praia de Jaguaruna, Arroio Corrente....

Bets ameaçam existência do jogo do bicho no Brasil, afirma New York Times

  A chegada das bets ao Brasil pode colocar em risco o futuro do jogo...

Alinhamento raro de 7 planetas acontecerá em 2025. Saiba como assistir

Sete planetas do Sistema Solar estarão visíveis ao mesmo tempo. Embora alguns alinhamentos sejam...

Leia também

3ª Festa da Melancia de Jaguaruna é sucesso de público e movimenta economia local

A 3ª Festa da Melancia de Jaguaruna reuniu mais de 30 mil pessoas ao...

Domingo na Pizzaria Massa Madre

  Foi um domingo diferente na Pizzaria Massa Madre, na praia de Jaguaruna, Arroio Corrente....

Bets ameaçam existência do jogo do bicho no Brasil, afirma New York Times

  A chegada das bets ao Brasil pode colocar em risco o futuro do jogo...