20 de agosto de 2017
PUBLICIDADE
Chiquinho
Chiquinho
Chiquinho 02
Chiquinho 02
Chiquinho 03
Chiquinho 03

Paraná inicia primeira etapa de vacinação contra febre aftosa

PUBLICADO DIA: 01/05/2017
POR: Portal Farol
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedIn

O Governo do Paraná inicia hoje (1º) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa que segue até o dia 31.
A previsão é que sejam vacinados 4 milhões e 250 mil cabeças de animais jovens, o que corresponde a 45% do rebanho atual do Paraná, estimado em 9 milhões e 400 mil animais, entre jovens e adultos. Até o final da campanha, o produtor deve efetivar a compra do medicamento, fazer a aplicação e a comprovação da vacinação do rebanho. Na segunda etapa, em novembro, será obrigatória a vacinação para 100% do rebanho.
O Paraná é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como Área Livre de Febre Aftosa ao lado de outros 14 estados, o Distrito Federal e a região centro-sul do Pará.

 

f331ea950f78969174d228c382bc6c66_L
A imunização tem a validade de um ano e a taxa de efetividade da vacina é de aproximadamente 95%. Assim, como o animal mais novo não recebeu muitas vacinas desde que nasceu, recebe duas doses anualmente para evitar o risco de estar entre os 5% de exceção. A primeira dose da vacina também contribui para garantir a eficácia da segunda dose.
Para facilitar o processo de comprovação da vacina, que é obrigatório a todos os produtores, a Adapar oferece o sistema on-line de cadastro. O produtor que preferir o método tradicional poderá fazer a comprovação da vacinação do rebanho nas unidades locais de Sanidade Agropecuária, distribuídas pelo Estado. Quem não vacinar ou não comprovar a vacinação por meio de nota fiscal de compra da vacina será multado em 112 reais por cabeça não vacinada.
Agência Estadual de Notícias/ Juliane Silva

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Farol