O último reajuste ocorreu em 11 de outubro deste ano.
A Petrobras informou nesta sexta-feira, 3, que vai aumentar o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para uso residencial, o gás de cozinha, de botijões de até 13 kg (P-13) em 4,5%, em média, a partir da zero hora do próximo domingo (05/11).
De acordo com a estatal, o reajuste foi causado principalmente pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no Hemisfério Norte. A variação do câmbio também contribuiu, destacou a companhia em nota.
“Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores”, explicou.
O ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado ao consumidor, a companhia estima que o preço do botijão de 13 kg pode ser reajustado, em média, em 2%, ou cerca de R$ 1,21, “isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos”, destacou.
O último reajuste do gás de cozinha ocorreu em 11 de outubro deste ano. Na última quarta-feira (01/11), a companhia elevou o preço do GLP industrial em 6,5%.
VEJA MAIS
Multa para pedestre e documentos digitais
Ladrão morre em confronto com a PM após assalto aos Correios de Farol
Ventos fortes tombam árvores, postes e até caminhão entre Assis e Toledo
Trator tomba e mata homem no Paraná
Bêbado e sem carteira, motorista mata três em acidente em Corbélia
COLUNISTAS
Dr. Drauzio Varella
Saúde
José Cruz
Vamos em frente
Lenilson Munhoz
Papo Direto
Portal Farol
Notícias gerais
Silvio Zamora
Fique Sabendo